Como cadastrar e sincronizar sua loja com o Bling
O Bling é um software de gestão empresarial, ERP para a micro e pequena empresa que te ajuda a poupar tempo e ganhar dinheiro. E você ainda pode ter controle de estoque, vendas, fluxo de caixa e informações de clientes e fornecedores, além da integração com empresas de logística, como os Correios, assim você pode acompanhar o status das entregas com segurança e agilidade.
1. Entendendo como funciona
Ao realizar o processo de integração de sua loja virtual. Todas as informações cadastrais de clientes, produtos e pedidos de sua loja virtual serão enviados automaticamente para o sistema Bling.
Para auxiliar você na integração do Blig com sua loja virtual preparamos um passo a passo completo para que você comece a aproveitar mais esta super novidade da LojaVirtual agora mesmo! Siga os passos abaixo e comece a utilizar esta poderosíssima ferramenta ERP!
2. Criando sua conta no Bling
Para utilizar o Bling em sua loja virtual é bem simples, primeiramente acesse o site www.bling.com.br e crie seu cadastro gratuitamente clicando no botão “Teste Grátis”, localizado no canto superior direito.
2. Campos de cadastro no Bling
Preencha todas as informações solicitadas pelos Bling.
Utilize o código promocional #lojavirtual4 para que o prazo de testes seja estendido para 4 meses, recurso exclusivo da LojaVirtual.com.br.
4. Confirmando cadastro no Bling
Após o preenchimento de todas as informações corretamente, receberá a mensagem de confirmação de cadastro e já poderá começar a utilizar o ERP Bling.
5. Acesse sua conta no Bling
Efetue o login com os dados cadastrados para que possa ter acesso ao ERP Bling.
6. Localizando opções de integração
Após efetuar o login ao sistema Bling, vamos integrar a loja virtual com o ERP. Para isto, clique no menu “Preferências”, localizado no canto superior direito.
Localize e clique na opção Integrações > API Para Web Services.
Em “Configurações de acesso à API”, clique no botão “Usuários“.
Em “Usuários” clique em “Incluir um usuário”
Após clique em “Usuário API”
Adicione Nome e Email
Em API Key Clique em “Gerar“, (este código será utilizado na integração de sua loja virtual ao sistema Bling) ao ser gerado copie todo o código exibido
Permissões, verifique que existem 4 abas (Cadastro, Suprimentos, Vendas e Finanças) com permissões para serem selecionadas. A LojaVirtual recomenda que todas as permissões sejam selecionadas para o melhor funcionamento da ferramenta. Após selecionar as permissões desejadas clique em Salvar
7. Localizando integração com Bling no sistema LojaVirtual
Com o API KEY copiado, acesse o administrador de sua loja virtual e clique em “Configurações > Configurações Gerais”.
Acesse a aba“Aplicativos”
Em “Aplicativos de Gestão e Logística“, localize a opção “Bling”
8. Ativando a Ferramenta Bling com sua loja virtual
Clique em Ativar Bling
API Key: Cole o código API KEY copiado no sistema Bling no respectivo campo
Após selecione as permissões que deseja sincronizar, lembrando que para a sincronização ocorrer perfeitamente é necessário que as mesmas permissões habilitadas aqui em seu administrador estejam selecionadas no painel do Bling.
- Pedidos: Marque “Sim” para Exportar pedidos da Loja para o Bling.
- Clientes: Marque “Sim” para Exportar Clientes da Loja para o Bling.
- Produtos: Marque “Sim” para Exportar Produtos da Loja para o Bling.
Avançado
- Importar Pedidos do Bling para a Loja: Marque “Sim” para importar pedidos cadastrados no Bling que não estejam cadastrados em sua loja virtual.
- Importar Clientes do Bling para a Loja: Marque “Sim” para importar Clientes cadastrados no Bling que não estejam cadastrados em sua loja virtual.
- Importar produtos do Bling para a Loja: Marque “Sim” para importar Produtos cadastrados no Bling que não estejam cadastrados em sua loja virtual.
Ao clicar em “Salvar“, a plataforma perguntará se deseja exportas todos os produtos, clientes e pedidos para o ERP Bling. Caso deseje, clique em confirmar, e então basta aguardar que o sistema fará todo o resto pra você:
Pronto! Após realizar todos os procedimentos acima sua loja virtual estará integrada com o ERP Bling. Volte ao ERP e verifique se os cadastros de produtos, dos clientes e dos pedidos foram importados para o ERP.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
1 – O Bling não importa clientes cadastrados em sua loja que tenham o mesmo CPF no cadastro. Caso ocorra de dois ou mais clientes utilizarem o mesmo CPF no cadastro, somente um cliente será importado.
2 – Ao cadastrar um produto no Bling é obrigatório informar o código do produto, para isso basta preencher o campo “”
3 – O status dos pedidos dentro do Bling são diferentes do status dos pedidos da sua loja, porem eles são correlacionados. Abaixo a equivalência dos status: > (Loja Virtual) Aguardando pagamento = Em Aberto (Bling) > (Loja Virtual) Analisando pagamento = Atendido (Bling) > (Loja Virtual) Aguardando envio = Atendido (Bling) > (Loja Virtual) Enviado = Em andamento (Bling) > (Loja Virtual) Concluído = Verificado (Bling) > (Loja Virtual) Cancelado = Cancelado (Bling) > (Loja Virtual) Em disputa = Em andamento (Bling).
4 – A API de integração do Bling não atualiza e exclui clientes já importados, somente insere clientes da sua loja para o Bling.
5 – A API de integração do Bling não atualiza e exclui pedidos, somente insere pedidos da sua loja para o Bling. As alterações deverão ser feitas de forma manual.
6 – Para aprender a configurar o Callback de estoque clique aqui
MANUAL BLING
No endereço http://manuais.bling.com.br/api é possível acessar o manual Bling sobre o funcionamento de cada ferramenta disponível em seu ERP.