Como editar os e-mails automáticos enviados pela sua loja virtual
A LojaVirtual disponibiliza vários e-mails automáticos em sua loja para que seu cliente receba de forma fácil e rápida todas as informações de cadastro, pedido e envio de sua loja. E-mails como “Seu cadastro foi realizado com sucesso” ou ainda “Seu pedido foi enviado”, são enviados automaticamente pelo sistema, para seu cliente não perder nenhuma informação. Entretanto, nós oferecemos a possibilidade de editar esses e-mails para que você acrescente informações que forem necessárias que fiquem ainda mais completos. Siga o passo a passo abaixo e edite agora mesmo seus e-mails automáticos.
1. Localizando e-mails automáticos no administrador da loja virtual
No painel de controle de sua loja virtual acesse o menu Configurações > E-mails automáticos:
Na próxima tela, será exibida uma listagem com todos os e-mails automáticos que são enviados de sua loja virtual para seus clientes:
Observe que na coluna “Destinatário”, é exibida a informação de quem recebe este e-mail, você ou seu cliente.
2. Editando e-mail automático
Localize qual e-mail você deseja editar, certifique-se de quem é o destinatário deste e-mail (você ou seu cliente), e então abra-o para as alterações. Neste exemplo, vamos editar o e-mail “Obrigado por cadastrar em nossa loja!”, que é enviado para o cliente:
E-mail Ativado: Esta opção determina se este e-mail ficará ativou ou não. Se você marcar em “Não”, este e-mail não será mais enviado para seus clientes.
Descrição: Este campo mostra uma breve descrição de qual momento este e-mail é enviado ao cliente
Assunto: O campo “Assunto”, chegará na caixa de entrada para seu cliente. Recomendamos que utilize assuntos amigáveis, para que ele entenda o e-mail e não apague-o por engano.
Conteúdo: Este campo determina o conteúdo do corpo do e-mail. Note que há os textos comuns, mas também há “Tags” com algumas informações importantes. Essas “Tags” servem para exibir no e-mail alguma informação do seu cliente, como por exemplo o nome, endereço e etc, de forma fácil e rápida.
Para entendermos melhor, suponha que você tenha 50 clientes cadastrados em sua loja, sem o uso da “Tag” seria necessário criar 50 e-mails diferentes com o nome de cada cliente para ser enviado e isso tornaria inviável o envio de e-mails automáticos. Com a tag [nome cliente] adicionada no corpo do e-mail, o sistema conseguirá identificar o nome do cliente cadastrado e exibir no corpo do e-mail, como por exemplo “José Silva”, “Maria Joana”.
3. Entendendo mais sobre as Tags
Como introduzido no passo anterior, as “Tags” servem para exibir determinada informação de forma facilitada. As tags são demarcadas entre [ ] e não devem ser editadas, por exemplo exemplo [nome cliente], exibirá no corpo do e-mail o nome do cliente cadastrado.
Ao clicar sobre o botão “Tags” localizado abaixo do conteúdo do e-mail, uma listagem com todas as tags padrões serão exibidas na tela, e você poderá usá-las no corpo do e-mail para exibir a informação desejada:
Na listagem de tags são exibidas duas colunas. Na primeira, veja como a tag deve ser utilizada, conforme o exemplo [nome cliente], esta tag deve ser inserida desta maneira no corpo do e-mail para que o nome do cliente seja exibido. Na segunda coluna, há a descrição do que esta tag mostrará. Para usá-la, basta copiar a tag completa e colar no corpo do e-mail na posição desejada.
4. Editando informação do e-mail
Como exemplo, vamos editar o e-mail “Obrigado por cadastrar em nossa loja!” adicionando a frase “Volte Sempre” ao início do e-mail:
Após realizar todas as alterações desejadas no e-mail, não se esqueça de salvar as alterações!
5. Conferindo o funcionamento do e-mail editado
Após realizar todas as modificações no e-mail desejado você pode realizar um cadastro de testes em sua loja, apenas para receber o e-mail editado e constatar as alterações:
Após o cadastro na loja virtual, basta acessar a conta de e-mail utilizada para constatar as alterações:
Pronto! Agora que você já sabe como editar os e-mails automáticos de sua loja virtual, personalize ainda mais suas mensagens e mantenha seus clientes bem informados.