(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Acessar Loja

Início > Integrações > Ferramentas do Google > Google Analytics - Como acompanhar as estatísticas de sua loja e definir novas estratégias

Google Analytics - Como acompanhar as estatísticas de sua loja e definir novas estratégias

Google Analytics é um serviço gratuito e é oferecido pela Google no qual, ao vincular em sua loja virtual, analisa e exibe estatísticas de visitação de todas as páginas através de gráficos e relatórios completos, permitindo assim que você avalie e redefina suas estratégias de mercado. Para saber como ativar esta super ferramenta em sua loja virtual siga o passo a passo abaixo e acompanhe suas estatísticas agora mesmo.

 

 

1. Criando cadastro no Google Analytics

Para utilizar o Google Analytics em sua loja virtual é necessário realizar um cadastro na ferramenta utilizando sua conta de e-mail Google (gmail). Para isso, acesse www.google.com/analytics e clique em "Criar uma Conta":

 

 

 

 

 

 

Na próxima tela, utilize seu e-mail do Google (Gmail), para se cadastrar no Google Analytics:

 

 

 

 

 

 

Após preencher seus dados do Gmail (e-mail e senha), você já será direcionado para a página de inscrição do Google Analytics, e então basta clicar em "Inscrever-se":

 

 

 

 

 

 

 

2. Adicionando seu link no Google Analytics

Agora que você já está cadastrado no sistema Analytics é hora de configurar sua conta que analisará os dados de sua Loja Virtual. Nesta tela, há alguns campos com os dados da loja que deverão ser preenchidos atentamente conforme exemplo abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

Nome da Conta: Defina um nome para esta conta. Este nome servirá para você identificar dentro do Google Analytics, qual conta você deseja analisar, visto que você pode ter vários sites configurados dentro do mesmo cadastro do Google Analytics, cada um com um nome de conta diferente.

 

Nome do Website: Digite o nome de sua loja virtual que será configurada nesta conta. Exemplo "NewShoes"

 

URL do Website: Digite o domínio de sua loja virtual. Exemplo "www.newshoes.com.br"

 

Categoria do Setor: Defina qual é o setor de operação de sua loja. Se o seu setor não estiver listado, basta selecionar a opção "Outros"

 

Fuso Horário de Relatórios: Escolha o país e fuso horário em que os relatórios serão gerados. Isso servirá para que você saiba os horários de mais e menos acesso em sua loja virtual por exemplo

 

 

Após preencher todos os campos corretamente, clique em "Obter ID de controlo":

 

 

 

 

 

Uma anela com os termos de utilização do Google Analytics será exibida, e após ler atentamente, clique em "Aceito":

 

 

 

 

 

 

3. Obtendo o código de acompanhamento

Após finalizar a criação de sua conta você já será direcionado para o seu painel de controle do Google Analytics. Nesta tela, localize o quadro "Global Site Tag (gtag.js)" onde contém um código de programação, e então copie o código completo:

 

 

 

 

 

 

 

4. Inserindo código de acompanhamento em sua loja virtual

Com o código de acompanhamento copiado do Google Analytics, acesse o painel de controle de sua loja virtual no menu Configurações > Configurações Gerais:

 

 

 

 

 

 

 

No menu esquerdo "Funções Adicionais", localize e clique na opção "SEO - Optimização da Loja para o Google":

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E então, localize o campo "Google Analytics - Scripts" e cole o código gerado pelo Google Analytics. Salve as alterações:

 

 

 

 

 

 

Agora sua loja virtual já poderá ser analisada pelo Google Analytics, basta aguardar o Google iniciar a coleta de dados que pode levar até 24 horas, e então em seu painel do Google Analytics você poderá acompanhar todo o tráfego em em sua loja, inclusive em tempo real:

 

 

 

 

 

Você pode também acessar o manual completo do Google Analytics oferecido pelo Google para conhecer todas as possibilidades oferecidas pela ferramenta. Clique Aqui e conheça!

 

 

 

Crie já sua loja online

Seu e-commerce é criado na hora e você já pode experimentar sem compromisso.

Criar Loja Virtual