Como editar manualmente informações de status, entrega, pagamento e muito mais nos pedidos de sua loja virtual
Para que seus clientes se mantenham sempre informados referente aos pedidos realizados em sua loja virtual é necessário que você atualize os dados adequadamente. Isso ajudará seus clientes acompanharem todo o processo de confirmação e envio, além de aumentar a credibilidade de sua loja virtual. Para isso, preparamos este passo a passo pra você atualizar a situação dos pedidos de forma rápida e fácil.
1. Acessando o pedido desejado
Para alterar o status do pedido, acesse o painel de controle de sua loja virtual e clique no menu superior Pedidos > Listar Pedidos:
Na listagem de pedidos, localize e clique no desejado para a alteração:
2. Conhecendo o ícone de edição
Para alterar qualquer informação do pedido é bem simples, basta localizar o ícone de edição, representado por um “lápis” que é exibido em cada bloco de informações do pedido, e ao clicar neste ícone, o bloco será habilitado para edição.
Ícone:
Exemplo:
Agora que você já conhece este ícone tão importante, vamos conhecer um pouco mais sobre cada bloco do pedido para que você possa editar de forma rápida e fácil.
3. Identificando registro e impressão do pedido
Ao acessar a página de detalhes do pedido, as primeiras informações que serão exibidas são: Gerar Etiqueta, Exibir Histórico, Gerar Declaração de Conteúdo e Imprimir, onde todos os detalhes serão gerados em um arquivo PDF, e você poderá imprimir utilizando uma impressora comum:
Gerar Etiqueta – Possibilita que gere etiqueta do Pedido acessado com os dados do Destinatário.
Exibir Histórico – Permite verificar todos eventos realizados no Pedido. Desde a sua realização até o último evento realizado.
Gerar Declaração de Conteúdo – Gera a declaração refente aos produtos a serem enviados exigida pelos Correios para despacho de mercadorias nas agencias.
Imprimir – Imprime os dados do pedido.
Na lateral esquerda, você verá código do pedido e a data em que ele foi realizado. O código do pedido, identificado com # (ex.: #2860044) é gerado automaticamente pelo sistema e não pode ser alterado. O status do pedido deverá ser modificado neste campo em “Status do Pedido” e o “Status informativo” justifica a modificação do status principal. A data do pedido pode ser modificada passando o mouse sobre a mesma e clicando sobre o ícone de edição, apresentado no passo anterior:
4. Editando a forma de pagamento do pedido
Na lateral direita do Status do Pedido, você verá também a forma de pagamento escolhida pelo cliente. Ao clicar no ícone de edição, você poderá alterar para qualquer outra cadastrada em sua loja virtual e até mesmo conceder descontos exclusivos ou adicionar acréscimos ao valor ser pago pelo cliente para este pedido:
Método de Pagamento – Pré-selecionado a forma de pagamento opta pelo cliente. Entretanto, possibilita que você altere a forma de pagamento do respectivo pedido.
Valor do(s) produto(s) R$ – Informa o valor total de produtos adquiridos em sua loja virtual do pedido ora realizado.
Valor do frete R$ – Valor do frete a ser pago pelo seu cliente.
Desconto no Pedido R$ – Ao informar o valor positivo (ex.: R$ 5,00) será concedido o valor em desconto. Caso informe o valor negativo (R$ – 5,00), o valor será acrescido ao valor a ser pago pelo seu cliente.
Valor total do pedido R$ – Valor total a ser pago pelo cliente.
Adicional da forma de pagamento R$ – Valor acrescido no valor total do pedido cadastrado na forma de pagamento como acréscimo.
Valor Total – Será o valor total do pedido + Adicional da forma de pagamento.
6. Editando a forma de envio do pedido
Logo abaixo da informação de pagamento, temos a forma de envio escolhida pelo cliente. Você pode facilmente adicionar o código de rastreio fornecido pelos Correios, e seu cliente receberá por e-mail para que ele possa consultar todo o processo de envio até a entrega do produto.
Ao clicar no ícone de edição, você poderá alterar a forma de envio para qualquer outra cadastrada em sua loja virtual e até mesmo alterar o endereço para entrega:
7. Editando informações do cliente
As informações do cliente ficam localizadas logo abaixo das informações de pagamento e envio. Você poderá ver todos os detalhes clicando em “Mais Detalhes”, ou ainda editar as informações clicando sobre o ícone de edição:
Ao clicar para editar o cliente, você poderá selecionar um outro cliente para assumir este pedido:
8. Entenda e edite os campos de produtos do pedido:
Ao lado das informações do cliente, está as informações de produtos que foram comprados neste pedido. Informações como: Quantidade de produtos comprados, preços dos produtos, valores de desconto e de envio estão descritas neste campo.
Adicionar Produtos – Possibilita acrescer mais produtos ao pedido realizado pelo cliente.
Qtd. – Informa a quantidade de unidades adquiridas pelo cliente.
Produtos – Descreve o produto adquirido no Pedido.
Valor – Informa o valor do pedido multiplicado pela quantidade adquirida.
9. Observações do pedido
Ao final dos detalhes do pedido será exibido as observações do pedido. Essas observações podem ser inseridas por você há qualquer momento no campo “Minhas Observações”, mas também podem ter vindas de seu cliente no ato da compra e, neste caso, aparecerá na sessão “Observações do Comprador”. Em Upload da Nota Fiscal, possibilita que você adicione a Nota Fiscal gerada pelo seu ERP ao pedido:
10. Outros pedidos do cliente
E por último, mas não menos importante, será exibido uma listagem com outros pedidos que este mesmo cliente já realizou em sua loja virtual:
Pronto! Agora que você já sabe alterar o status e outras informações dos seus pedidos, mantenha seus clientes atualizados e aumente a credibilidade de sua loja virtual.